Na manhã desta segunda-feira foi para a água o Caparica Surf Fest 2023. Com estatuto QS3000 para o masculino e QS1000 para as senhoras, esta é a última etapa do QS regional europeu versão 2022/2023 e que portanto será decisiva quanto à definição das vagas europeias para o circuito Challenger Series de 2023, que vai arrancar em maio na Austrália.
Num evento cujo período de espera vai de 3 a 8 de abril, um total de 39 surfistas portugueses vão estar em ação nas ondas da Praia do Paraíso/Tarquínio.
A maior fatia do contigente luso está no setor masculino, com 25 competidores, sendo que entre as senhoras vamos ter 14 surfistas em prova.
Olhando para os heat draws divulgados pela World Surf League, a participação portuguesa no setor masculino vai arrancar logo na ronda 1 com os desempenhos de Diogo Martins, Tiago Stock, João Roque Pinho, Pedro Coelho, Francisco Queimado, Martim Carrasco, Martim Nunes e Jácome Correia.
Depois, na ronda seguinte, será a vez da estreia de João Maria Mendonça, Guilherme Fonseca, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro, Gabriel Ribeiro, Henrique Pyrrait, José Maria Ribeiro, Daniel Nóbrega, Francisco Ordonhas e Eduardo Fernandes.
Na ronda 3, aquela onda já entram os top seeds, teremos o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro, Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Martim Paulino, Joaquim Chaves e Francisco Almeida a vestirem a licra de competição.
Quanto às senhoras, Portugal vai estar na água na ronda inaugural por intermédio de Camila Cardoso, Gabriela Dinis (vencedora da primeira etapa da Liga MEO Surf 2023), Teresa Pereira, Beatriz Costa, Carolina Santos, Carlota Chaveiro e Maria Salgado.
Para a ronda seguinte, está marcada a primeira aparição de Teresa Bonvalot, que triunfou na Caparica nos últimos dois anos, a nova campeã europeia Yolanda Hopkins, Francisca Veselko, Mafalda Lopes, Carolina Mendes, Maria Dias e Beatriz La Fuente.
Os dados estão lançados para que os melhores surfistas europeus lutem pelo acesso ao circuito Challenger Series 2023, o último degrau no acesso ao circuito mundial de surf do próximo ano.
De acordo com a organização, o Caparica Surf Fest 2023 apresenta a melhor previsão de ondas de toda a sua história, sendo que esta segunda-feira deverá mesmo ser o dia em que o mar vai estar mais pequeno na Praia do Tarquínio/Paraíso.
Recorde-se que todo o evento pode ser acompanhado através da transmissão em direto da WSL no seu sítio oficial de internet ou canal de YouTube, bem como através da transmissão televisiva da Sport TV.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram