Por estes dias, a Praia do Solemar, em Jacaraípe (Espírito Santo), Brasil, acolhe a primeira etapa do Circuito Mundial de Bodyboard de 2023.
O pontapé da saída é dado com o Wahine Bodyboarding Pro, cujo período de espera é de 20 a 29 de abril, nesta que é uma prova dedicada a 100% ao setor feminino.
O evento é concebido por Neymara Carvalho, cinco vezes campeã mundial de bodyboard. O mesmo número de títulos que possui a compatriota Isabela Sousa, que é a grande ausente desta competição.
Vigente campeã mundial, a bodyboarder brasileira não começou a defesa do seu título no Brasil natal devido à falta de apoios financeiros, conforme fez saber através das redes sociais.
"Infelizmente, mesmo depois do último título mundial no ano passado, somo cinco Mundiais na minha carreira, não possuo suporte financeiro suficiente para fazer todo o circuito", explica a consagrada competidora.
Isabela Sousa revela que a "busca por apoios e patrocínios nos seis últimos anos foi incessante", sendo que nesse período teve que "arcar com tudo ou quase tudo" em termos de despesas nas competições.
Situação que deixa a competidora sul-americana "impossibilitada de suportar mais uma vez grande parte das provas do Mundial".
Segundo Isabela, quando uma "atleta mulher, homossexual, brasileira e que não se enquadra na estética da 'surf girl' relata essas dificuldades no desporto... não sou eu, é a realidade."
Neste contexto, a cinco vezes campeã mundial agradece às marcas Pride Bodyboard e Bodyboard Center pelo apoio ao longo de "todos estes anos, independentemente de qualquer esteriótipo, orientação ou nacionalidade".
Apesar da situação que atravessa, Isabela Sousa assegura que a "luta não acaba aqui", pois pretende ser a "melhor de todos os tempos, incontestável em títulos, e com isso dar mais voz" ao seu "maior sonho".
Sonho esse que passa por "levar a energia do mar através do 'deslizar nas ondas' para contaminar aqueles que nem sabiam que essa paixão existia".
Para o futuro, fica desde já a garantia de que atual campeã mundial vai "estar presente" na etapa seguinte do World Tour, a disputar em maio no Chile, mais concretamente em Antofagasta. A "chama do sonho segue firme", conclui.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram