O Rip Curl Pro Bells Beach é a quarta etapa da presente temporada do Championship Tour (CT) e marca a chegada do Tour à Austrália, onde por causa do polémico cut haverá uma redução da elite mundial após a visita a Margaret River, na West Oz.
Só que primeiro os tops mundiais vão surfar num dos mais icónicos eventos do CT e que este ano celebra a sua 60ª edição.
Para além da batalha para tocar o sino mais famoso do surf mundial e com as contas do cut naturalmente metidas ao barulho, a World Surf League (WSL) anunciou em comunicado que no meio desse turbilhão de emoções haverá espaço para realizar um heat especial, o chamado 'Heritage Heat'. Uma fórmula já usada no passado e que é agora recuperada pela entidade liderada por Erik Logan.
Este 'Heritage Heat' irá colocar frente a frente no lineup de Bells Beach dois antigos campeões mundiais e vencedores desta histórica etapa. São eles os lendários Tom Curren e Mark Occhilupo. Esta será a terceira ocasião que este duo de respeito irá medir forças num heat especial promovido pela WSL.
Curiosamente, um desses confrontos ocorreu em Bells Beach no ano de 2019. Aí, venceu Occy, enquanto no primeiro duelo o triunfo foi para Tom Curren nas direitas de J-Bay, na África do Sul. Corria o ano de 2014.
Está assim agendada uma desforra entre os dois cinquentões, que certamente entusiasmará os fãs do surf mundial.
Atualmente com 58 anos, Tom Curren foi campeão mundial em 1985, 1986 e 1990. Em todos esses anos de glória, o surfista norte-americano foi finalista em Bells Beach, mas só em 1985 e 1990 é que venceu. Em 1986, Tom perdeu a final perdeu para outro Tom, neste caso o australiano Tom Carroll.
Por sua vez, Mark Occhilupo é ligeiramente mais novo. O goofy australiano contabiliza 56 primaveras. Campeão do mundo em 1999 e vencedor um ano antes em Bells, numa final em que suplantou o havaiano Shane Dorian.
Com o Rip Curl Pro Bells Beach a ter o período de espera de 4 a 14 de abril, caberá depois à organização escolher a melhor altura para colocar esta bateria bem especial nas águas de Bells Beach.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram