Já faltam menos de duas semanas para que os melhores surfistas europeus voltem a medir forças, naquele que será um embate crucial para determinar quem vai obter as vagas europeias de qualificação para o circuito Challenger Series 2023, cujo calendário foi revelado na passada segunda-feira.
O evento em causa é o Caparica Surf Fest 2023, que terá honras de encerrar a temporada de 2022/2023 do QS regional europeu, onde Yolanda Hopkins já conquistou o título continental de forma antecipada, com o triunfo no QS de Taghazout.
Ao contrário das duas temperadas transatas, a presente campanha apenas terá a Costa de Caparica como o único ponto de passagem no nosso país.
Santa Cruz também vinha a fazer parte desta 'perna portuguesa' primaveril, mas desta vez o evento que teve o brasileiro Lucas Silveira como último vencedor apenas deverá realizar-se no início de setembro.
É o que podemos observar através da mais recente atualização do calendário por parte da World Surf League (WSL), onde o Pro Santa Cruz surge agendado para o período de 5 a 10 de setembro.
Desta forma, este QS3000, que continua apenas a integrar o circuito masculino, fará já parte da temporada de 2023/2024 do QS regional europeu. Uma temporada que já tem seis eventos em agenda para a sua primeira metade, com outra visita a Portugal incluída.
Depois do Pro Santa Cruz, deverá seguir-se o Azores Pro, que surge como a sexta etapa do ano, entre os dias 25 e 30 de setembro. Recorde-se que na vigente temporada, o evento insular não se realizou devido a uma forte tempestade que se abateu sobre a Praia do Areal de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, que chegou mesmo a virar do avesso a estrutura erguida para o campeonato açoriano.
Para além das etapas portuguesas, o calendário do QS regional europeu para 2023/2024 conta igualmente com provas agendadas no Reino Unido, França e Espanha, naquele que se prevê que venha a ser um verão com muita competição para os surfistas europeus.
A época deverá arrancar com o britânico Boardmasters Open, de 9 a 13 de agosto, seguindo-se a tradicional perna francesa na segunda quinzena de agosto, com a realização dos QS1000 de Lacanau e QS3000 de Anglet, onde o surf português triunfou em 2022 por intermédio de Guilherme Ribeiro e Francisca Veselko. Depois, teremos o histórico campeonato em Pantín, na Galiza. Entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro é quando deverá ser colocado na água o Pantín Classic Galicia Pro.
Por revelar, estão ainda as provas que darão forma à segunda metade da época, já em 2024.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram