No setor masculino da Liga MEO Surf, a temporada de 2023 começou exatamente da mesma forma que havia terminado a anterior.
Isto é, com Guilherme Ribeiro a vencer. O campeão nacional Open em exercício foi o mais forte no Allianz Figueira Pro, alcançando aquela que foi a segunda vitória da carreira na competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Um triunfo assegurado da forma que já começa a ser uma imagem de marca do surfista de 21 anos. Com uma reviravolta consumada nos últimos instantes da final diante do grande amigo Afonso Antunes
Isto já depois de nas meias-finais ter eliminado Frederico Morais, também com outra recuperação plasmada nas direitas da Praia do Cabedelo.
"Isto sou eu. A virar os heats assim e a acreditar até ao fim, sem desistir. Acho que se mostrou, isto é o Gui Ribeiro", disse o competidor da Caparica aos microfones da Sport TV, poucos minutos depois de ter saído das águas do Cabedelo aos ombros do surfista que havia acabado de derrotar, naquele que foi um bonito momento de amizade e desportivismo.
"O Afonso é um dos meus grandes amigos. É uma amizade mútua. Se tivesse sido ao contrário, teria feito o mesmo. Sei lá quantas finais já fiz com ele, mas man-on-man foi só a segunda. Foi a desforra", numa alusão ao decisivo duelo que ambos travaram em Ribeira d'Ilhas no ano de 2021, curiosamente também na primeira etapa dessa edição da Liga MEO Surf.
"Dentro do heat, não há amizades, mas fora do heat somos os melhores amigos. Estou contente por feito esta final com o Afonso e dou-lhe os parabéns, pois não tem tido uma época fácil. Estou aqui para o ajudar. Sei que vamos chegar lá juntos", assegura o atual líder do ranking nacional.
Na hora da consagração, já no lusco-fusco da Figueira, Guilherme não escondeu o quão importante foi ter ganho na antecâmara da "prova mais importante do ano" e que terá a possibilidade de disputar em casa.
"A Caparica está já aqui. É a última oportunidade para qualificar-me para a Challenger Series de 2023. Sem dúvida que isto é um boost de confiança. Vai ser a prova mais importante do ano e sinto-me mais do que preparado para esse evento. Vou dar tudo, tal como fiz ao longo de todo este campeonato, que foi muito difícil", confidenciou o atual 16º classificado do ranking do QS regional europeu 2022/2023.
Gui vai chegar ao Caparica Surf Fest 2023 como o surfista português mais bem colocado do ranking continental, tendo já conquistado o gaulês Caraïbos Lacanau Pro, naquela que foi a sua primeira vitória nos circuitos de qualificação da World Surf League.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram