É precisamente dentro de uma semana que começa o período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal, a etapa lusa do Championship Tour (CT) e que traz a elite mundial do surf até Peniche.
A janela de espera da terceira etapa do CT 2023 abre a 8 de março, data em que é assinalado o Dia Internacional da Mulher. Pelo segundo ano consecutivo, a World Surf League (WSL) e os tops mundiais vão associar-se à celebração deste dia tão especial.
Desta forma, os surfistas que vão competir na Capital da Onda escolheram uma mulher que os tenha inspirado no mundo do desporto, sendo o sobrenome dessa escolha que vão levar na licra de competição.
Em comunicado, a entidade liderada por Erik Logan diz que esta campanha visa "celebrar os maiores ícones do desporto, homenagear o progresso feito pelas mulheres no mundo do surf, captar a atenção para a contínua missão de igualdade no desporto e inspirar a futura geração de atletas do sexo feminino".
À semelhança do que já havia acontecido em 2022, a escolha em alguns casos recaiu sobre outros surfistas e que até vão estar em prova. Já outros repetem o mesmo nome.
De momento, não foi divulgada a escolha de Frederico Morais, o mesmo sucede com Ítalo Ferreira, mas foi revelado que Teresa Bonvalot escolheu Patrícia Mamona, medalhada de prata olímpica em Tóquio'2020 na disciplina do triplo salto. Teresa que curiosamente vai ter o seu apelido estampado na licra do italiano Leo Fioravanti, atual número 4 mundial.
No meio de tudo isto, foi anunciado por arrasto que Bonvalot irá voltar a competir junto da elite mundial, mas a olhar à lista divulgada pela WSL será via wildcard e não usufruindo do estatuto de primeira suplente como fez na perna havaiana, que abriu a época.
Isto porque Johanne Defay e Sophie McCulloch, duas surfistas que falharam o início de temporada por lesão, já estarão recuperadas, pois surgem na lista anunciada.
Voltando aos nomes escolhidos pelos tops mundiais, o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater escolheu o nome da compatriota Margo Oberg, campeã mundial de surf em 1977, 1980 e 1981. Quanto à escolha de Gabriel Medina, esta recaiu sobre a futebolista Marta, que por seis ocasiões já foi eleita a melhor do mundo.
Por sua vez, John John Florence e Ethan Ewing voltaram a escolher as próprias mães, que no caso do havaiano é uma surfista e skater regular.
O campeão mundial Filipe Toledo é um dos casos que escolheu o nome de uma top mundial, no caso a consagrada Stephanie Gilmore. João Chianca com Tatiana Weston-Webb e Jackson Baker com Carissa Moore são outros dos exemplos.
Entre os nomes mais sonantes destaque para as tenistas Ash Barty, Naomi Osaka, Serena Williams (esta já retirada) e Venus Williams que foram as escolhas de Molly Picklum, Kanoa Igarashi, Maxime Huscenot e Lakey Peterson, respetivamente. Nota ainda para Samuel Pupo que escolheu a prodigiosa skater Rayssa Leal, que com apenas 13 anos alcançou a medalha de prata em Tóquio'2020 na disciplina de street.
Ainda relacionado com a celebração do Dia Internacional da Mulher, a WSL irá promover outras iniciativas que serão divulgadas nos diferentes canais de comunicação da entidade.
O podcast 'Lineup' apresentado por Dave Prodan vai ter a recordista de títulos mundiais Stephanie Gilmore como convidada especial. Já o programa Rising Tides terá uma edição especial em Supertubos, com a liderança de Teresa Abraços, antiga campeã nacional de surf e uma das pioneiras do surf feminino em Portugal.
Lista divulgada:
Kolohe Andino (USA): Sydney McLaughlin
Jadson Andre (BRA): Victoria Barros
Jackson Baker (AUS): Carissa Moore
Teresa Bonvalot (POR): Patrícia Mamona
Ramzi Boukhiam (MAR): Nawal El Moutawakel
Gabriela Bryan (HAW): Haven Shepherd
Macy Callaghan (AUS): Emma McKeon
Ryan Callinan (AUS): Poppy Starr Olsen
Joao Chianca (BRA): Tatiana Weston-Webb
Griffin Colapinto (USA): Janice Aragon
Courtney Conlogue (USA): Lisa Andersen
Johanne Defay (FRA): Laure Manaudou
Yago Dora (BRA): Hortência Marcari
Ethan Ewing (AUS): Helen Ewing
Leonardo Fioravanti (ITA): Teresa Bonvalot
Sally Fitzgibbons (AUS): Layne Beachley
John John Florence (HAW): Alex Florence
Ian Gentil (HAW): Amanda Nunes
Stephanie Gilmore (AUS): Susie O’Neill
Brisa Hennessy (CRC): Jimena Ruiz
Maxime Huscenot (FRA): Serena Williams
Caio Ibelli (BRA): Taliê Hanada
Kanoa Igarashi (JPN): Naomi Osaka
Ezekiel Lau (HAW): Melanie Bartels
Barron Mamiya (HAW): Moana Jones Wong
Caroline Marks (USA): Katie Ledecky
Matthew McGillivray (RSA): Bianca Buitendag
Sophie McCulloch (AUS): Jessica Watson
Jake Marshall (USA): Alyssa Spencer
Gabriel Medina (BRA): Marta
Seth Moniz (HAW): Kelia Moniz
Carissa Moore (HAW): Megan Abubo
Carlos Munoz (CRC): Frieda Zamba
Isabella Nichols (AUS): Rhiannan Iffland
Liam O’Brien (AUS): Pauline Menczer
Connor O’Leary (AUS): Akemi Karasawa
Lakey Peterson (USA): Venus Williams
Molly Picklum (AUS): Ash Barty
Miguel Pupo (BRA): Luisa Stefani
Samuel Pupo (BRA): Rayssa Leal
Jack Robinson (AUS): Amanda Nunes
Callum Robson (AUS): Cathy Freeman
Michael Rodrigues (BRA): Tita Tavares
Bettylou Sakura Johnson (HAW): Rell Sunn
Caitlin Simmers (USA): Nora Vasconcellos
Kelly Slater (USA): Margo Oberg
Jordy Smith (RSA): Natalie Du Toit
Filipe Toledo (BRA): Stephanie Gilmore
Tatiana Weston-Webb (BRA): Beatriz Haddad Maia
Rio Waida (INA): Greysia Polii and Apriyani Rahayu
Tyler Wright (AUS): Sam Kerr
Nat Young (USA): Kerri Walsh Jennings
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram