É já no próximo fim de semana (1 e 2 de abril) que será dado o pontapé de saída para a temporada de 2023 do Circuito Nacional de Bodyboard Crédito Agrícola.
Num ano que o calendário sofreu o aumento de quatro para cinco etapas, tudo irá começar nas ondas da Figueira da Foz, que nos últimos dias acolheram o arranque da Liga MEO Surf 2023, a competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Está assim a chegar a hora dos jovens Joel Rodrigues e Filipa Broeiro iniciarem a defesa dos títulos conquistados na campanha transata, onde atingiram pela primeira vez o topo da categoria Open.
“Quero repetir o título e voltar, pelo menos, a vencer duas etapas. O ano passado venci em Leça e Peniche. Este ano queria uma época a papel químico da anterior. Quais quero vencer? Isso é irrelevante, não tenho preferências", confidencia Joel Rodrigues.
Quando questionado acerca dos principais rivais para este ano, o vice-campeão mundial Júnior em 2021 foge a nomear alguém, recordando o que se passou na última época.
“Há muita gente com capacidade de conquistar o título. Basta ver o que aconteceu o ano passado em que, à última etapa, tivemos oito candidatos. Isto diz bem da qualidade e competitividade do Nacional, mas isso é que é bom", considera o competidor de 18 anos.
Por seu turno, Filipa Broeiro diz: “Não tenho grandes expectativas para este ano que não dar o meu melhor. Sei que se o conseguir, coisas boas vão acontecer. E depois, em paralelo, quero mostrar um bodyboard mais progressivo em competição.”
Relativamente ao circuito na sua globalidade, a bodyboarder de 21 anos afirma: “Achei excelente termos cinco etapas, mais uma do que no ano passado. Também gostei muito de ter uma prova em Sintra. Porque sou local da Praia Grande e porque tenho muito boas recordações competitivas ali." [Filipa foi vice-campeã do Sintra Portugal Pro"
Falando especificamente do arranque do circuito, na Figueira da Foz, Broeiro entende que "se for no Cabedelo, é uma onda um pouco desafiante para o meu estilo pois, por vezes, consegue ser um pouco mole e de difícil leitura. Mas gostava que tivéssemos sorte e apanhássemos o verdadeiro Cabedelo da Figueira da Foz.”
Com novo evento de desportos de deslize nas águas da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, presidente da autarquia, vê com agrado o regresso do Nacional de Bodyboard à “rainha da Costa de Prata”, que pelo terceiro ano consecutivo tem a honra de abrir a temporada.
“Receber na Figueira da Foz a primeira etapa do Circuito Nacional de Bodyboard é, sem dúvida, muito prestigiante. Temos acompanhado o crescimento da modalidade nas nossas praias, o bodyboard é uma atividade que está a ganhar cada vez mais adeptos e ser a cidade escolhida para o arranque do circuito é, para todos os figueirenses, uma grande alegria.”
O autarca acrescenta argumentos como o estímulo económico e desportivo deste arranque de época de bodyboard nacional no seu concelho,
“Um evento deste nível divulga o concelho, movimenta a economia, estimula o crescimento do bodyboard e fortalece ainda mais a posição da Figueira da Foz como um dos principais destinos para a prática dos desportos de deslize em Portugal. Esperamos ter um fim de semana com boas ondas para os atletas, dignas de uma etapa do circuito nacional.”
A etapa da Figueira da Foz, bem como os restantes eventos do ano podem ser acompanhados através da transmissão em direto efetuada no canal de YouTube da BBoard TV, entidade proprietária dos direitos de organização e transmissão do Circuito Nacional de Bodyboard.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram