24 de setembro de 2021. Esta é a data que marcou o nascimento do Alma D'Sal, situado no Rei Cortiço, uma das praias mais remotas, mas ao mesmo tempo mais belas da região Oeste portuguesa.
O Alma D'Sal é um projeto "muito recente e familiar", assim começa por nos contar Pedro Miguel Bastos, o rosto principal do espaço.
Originário de Santarém, mas há muito radicado no Oeste, Pedro Miguel entrou "por acaso na área da restauração". Tudo começou como uma "brincadeira entre amigos", que depois "desistiram" da ideia e deixaram este licenciado em marketing e publicidade à frente do restaurante Rei Cortiço Mar.
Espaço que durante a primeira década deste milénio esteve aberto na Praia do Rei Cortiço, muito perto de onde está situado presentemente o Alma D'Sal, acabando "demolido por causa de um conjunto de regras ambientais". Depois, foi transferido durante uma década para um "espaço camarário" perto da Lagoa de Óbidos.
Foi aí que em alturas da etapa do circuito mundial de surf em Peniche, o então Rei Cortiço Mar recebeu convidados bem ilustres. Do mundo do surf, como foram o caso de Kelly Slater e Gabriel Medina, dois surfistas que reúnem 14 títulos mundiais entre si, mas também do planeta futebol, com a presença do futebolista Neymar.
A elite do surf mundial sentada à mesa na casa de alguém que nunca fez surf na vida, mas sempre esteve ligado ao mar e ao desporto aquático. "Dia em que não veja o mar para mim não é dia", diz-nos este antigo praticante de caça submarina, que "sempre teve o sonho de regressar ao Rei Cortiço".
E assim aconteceu. Onde desde há um ano e meio foi erguido o Alma D'Sal, já existia no passado um apoio de praia com ligação a Pedro Miguel Bastos. "Eram mais os filhos que brincavam com isto", explica.
Uma vez recebidas todas as autorizações, Pedro Miguel avançou então em conjunto com um sócio para a construção do Alma D'Sal. Este é um espaço que possui sala interior, esplanada e bar exterior, que foi um sucesso no último verão.
Leo Domingos
Na época baixa, pode ser visitado de quarta-feira a domingo, servindo almoços (12h00/15h00) e jantares (18h00/21h00).
Com a aproximação do verão, tudo muda. O Alma D'Sal está de portas abertas sete dias por semana, das 10h00 às 23h00, sempre com a cozinha em funcionamento. Enquanto estão de visita ao areal do Rei Cortiço, as "pessoas podem usufruir do espaço durante praticamente todo o dia".
Aliás, essa é uma tónica muito vincada no posicionamento do Alma D'Sal. "Queremos que as pessoas desfrutem do espaço e de todo ambiente à volta. Não queremos apenas que os clientes consumam, paguem e vão embora", explica Pedro Miguel Bastos.
Nesse contexto, existem planos para o futuro, num espaço que já foi "fazendo alguns eventos no verão", particularmente com sunsets.
"Este ano vamos ter música ao vivo, vários sunsets e estamos a tentar desenvolver atividades na praia, como o ioga e outras iniciativas", conta-nos o proprietário do espaço.
E em termos de ementa? No que toca aos pratos confecionados, o Alma D'Sal está naturalmente muito voltado para uma "ementa à base de peixe ou não estivéssemos nós perto do mar".
Simultaneamente, Pedro Miguel Bastos diz que houve a preocupação de "envolver o espaço com a região". Desta forma, podemos encontrar "produtos do mar, mas também da Lagoa de Óbidos, como são o caso das amêijoas, o lingueirão e o mexilhão".
A preocupação em valorizar o que de melhor tem a região de Óbidos, estende-se igualmente à carta de vinhos disponibilizada, com "referências da nossa zona", sem deixar cair "duas ou três referências do Douro e Alentejo".
Leo Domingos
No futuro, o Alma D'Sal vai ter uma revisão da sua ementa. Esta deixará de ser "estática" para que os "clientes não se cansem da mesma". O objetivo é ir "moldando a ementa à medida que o ano vai avançando", com uma comida de maior conforto nos meses mais frios e algo mais ligeiro quando chega o calor.
Isto sem nunca deixar de manter a aposta em "dois ou três pratos fortes" e "nunca fugindo ao marisco e peixe".
"Queremos que haja uma envolvência do espaço com o mar, a Lagoa e a região de vinhos, de modo a que o Alma D'Sal integre toda a cultura de Óbidos", conclui Pedro Miguel Bastos, que recentemente voltou a receber a visita de um velho conhecido, aproveitando a estadia deste por aquelas bandas devido à etapa de Peniche do circuito mundial de surf. Falamos nada mais, nada menos do que Kelly Slater...
Através da rede de livecams , podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram