Até à presente temporada do Championship Tour (CT), apenas por uma ocasião Jack Robinson e Leo Fioravanti haviam dividido o lineup numa fase man-on-man de uma etapa pertencente ao circuito mundial de surf.
Esse duelo aconteceu o ano passado em Bells Beach, na Austrália, o país de Jack. A jogar em casa, Robbo bateu Leo na ronda 3. Depois daqueles 35 minutos, a temporada de ambos seguiu caminhos totalmente opostos.
Robinson assinou aquela que foi a sua melhor época, até momento, entre a elite mundial. De enfiada, venceu duas etapas (Margaret River e G-Land) e discutiu o título mundial na finalíssima de Trestles, fechando a campanha no terceiro posto do ranking.
Já Fioravanti teve de abandonar o CT após a etapa de Margaret na sequência do cut, pelo que foi forçado a fazer o circuito Challenger Series, onde acabou por dar-se lindamente. Aí, garantiu sem espinhas a requalificação para a divisão máxima do surf mundial, conquistou uma etapa (Ribeira d'Ilhas) e saiu campeão do circuito.
Iniciada a campanha de 2023, com estes dois surfistas inseridos novamente na elite mundial, uma inesperada rivalidade reacendeu-se na perna havaiana.
"Estas batalhas, começaram desde que tínhamos 10 anos de idade", confidenciou, entre risos, Robinson.
Leo Fioravanti e Jack Robinson em 2016
WSL
Esta época, o primeiro episódio do duelo Jack vs Leonardo teve lugar em Pipe. Ambos chegaram à final. Robinson levou a melhor, garantido o seu primeiro triunfo em Pipe, enquanto Leo ficou com a consolação de ter sido primeiro surfista italiano a atingir o heat de todas as decisões no mítico campeonato de Pipeline.
Uma semana depois, os dois surfistas voltaram a medir forças na fase man-on-man de uma etapa do CT. Desta vez, tudo aconteceu mais cedo, nos oitavos-de-final em Sunset Beach, pois ambos estavam do mesmo lado do heat draw.
O surfista que vai chegar a Peniche de licra amarela voltou a levar a melhor sobre o rival romano e desta feita com direito a pequenos 'mind games'. "No início das nossas carreiras, os duelos eram no ombro. Por isso, sabia que agora não ia ser diferente. Ainda estávamos na praia e Leo passou à minha frente. Depois, passei direto por ele e comecei de imediato a vencê-lo na corrida para a água", brincou Robbo.
Mais a sério, Jack Robinson deixa elogios a Leo Fioravanti, o único surfista europeu que está a tempo inteiro no CT 2023. "É um competidor muito bom. Trata-se de alguém que me incentiva a surfar e isso é bom porque as ondas estava mesmo boas durante o nosso heat. Fique feliz por ter cumprido o objetivo", afirmou o surfista 'aussie', que acabou por ser eliminado pelo norte-americano Griffin Colapinto nos quartos-de-final do Hurley Pro Sunset Beach.
Para acompanhar e co nfirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram