Frederico Morais é o primeiro surfista português a assegurar presença no MEO Rip Curl Pro Portugal, a etapa lusa do Championship Tour (CT) 2023 e que vai desenrolar-se de 8 a 16 de março em Supertubos, naquele que é o mais famoso beach break do Oeste português.
Num ano em que está fora da divisão máxima do surf mundial, Kikas tem assim a oportunidade de voltar a vestir a licra com o número 25, depois de ter sido agraciado com um dos wildcards disponíveis para a prova, no caso o pertencente ao MEO, um dos 'namings sponsors' do evento e também patrocinador do surfista português.
À margem da apresentação do calendário da Liga MEO Surf 2023, Frederico falou aos jornalistas presentes sobre o convite recebido para competir num local "super especial" para si. Afinal, trata-se de uma das "etapas que a maior parte dos surfistas gosta. Desde a praia, que dá ondas incríveis, passando pelo público e a estrutura. É surreal", garante.
O surfista de 31 anos confessa que naqueles dias de campeonato uma "pessoa sente-se mesmo uma estrela", o que "sabe bem, por vezes".
Em termos de expectativas para esse aguardado reencontro com a elite mundial, estas são boas, até porque Morais vai abordar o campeonato caseiro de uma forma bem diferente face ao que sucedeu nos últimos anos. Esta será a oitava aparição no CT de Peniche.
"Desta vez, não tenho a pressão de nada. Vou surfar e isso vai saber bem. Nos últimos anos, chegava a Peniche sempre a precisar de pontos. Vai saber bem não ter essa pressão toda. Sempre me dei bem com Peniche e alcancei bons resultados. É um local onde sou sempre bem recebido e é como se estivesse em casa. Agora é esperar que previsão do mar seja boa. Depois é tentar apanhar as melhores ondas a fazer ótimo surf", afirma.
Peniche será apenas dentro de um mês. No presente, Frederico Morais está às portas de começar a nova época, o que irá suceder já no final da próxima semana em Marrocos. Sem surpresa, o "objetivo prioritário é a qualificação para o CT" via Challenger Series para o qual já tem vaga garantida.
Um circuito que ainda não tem o calendário definido para 2023, algo que não deixa confortável o três vezes campeão nacional Open. "Gera muita incerteza porque não conseguimos planear o ano, mesmo em termos de treino. Por isso, o que fiz foi olhar para as etapas do último ano e assumir que o novo calendário será semelhante. À medida que forem anunciando, vamos nos adaptando. O surf é assim mesmo: uma incógnita, tanto ao nível do calendário como das ondas", disse o top 10 mundial em 2021.
Ao mesmo tempo, Kikas também faz mira em 2023 ao apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris'2024, que seria "um sonho", ainda para mais depois ter ficado apeado de Tóquio'2020 devido à Covid-19, poucos dias antes de embarcar para o Japão.
Quanto à Liga MEO Surf, esta será sempre um "bónus", mas fica a garantia de que nas etapas em que estiver presente vai "procurar sempre a vitória".
Depois de uma campanha mais complicada em termos de resultados, Frederico Morais confidenciou que nada mudou na sua preparação para a nova época. "Continuo com as pessoas que sempre trabalhei durante toda a minha carreira. Não é por um ano mais complicado que vou mudar algo. Acredito que o método e a forma como trabalho têm todos os ingredientes para que possa chegar novamente ao CT", assegura.
Por último, Frederico falou sobre como tem passado as últimas semanas. Livre das amarras de um atleta envolvido no CT, mas ainda assim não escondendo que "bateu a saudade" ao ver o recente arranque do circuito mundial de surf em Pipeline, que foram um pouco esbatidas pelos "Supertubos de gala" durante o recente estágio da Seleção Nacional de Surf.
O vencedor do circuito mundial de qualificação da World Surf League (WSL) em 2019 explica que o "inverno em Portugal é inacreditável" e que "tem sido ótimo para treinar, meter os pés na pranchas e passar muito tempo dentro de água, que é o que mais gosto. Para além de ser viciado em competição, sou viciado em surf. Não parei um segundo desde que obtive a qualificação pela primeira vez em 2016. Sabe mesmo bem ter a oportunidade de surfar, treinar, fazer umas viagens e não estar preocupado para onde tenho de ir. É uma lufada de ar fresco e dá-me outra energia para voltar com o dobro da força".
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram