Esta terça-feira, a Associação Internacional de Surf (ISA) anunciou em comunicado oficial que o presente ano de 2023 vai marcar o regresso do Mundial ISA de Longboard, que já não se realiza desde 2019.
O Mundial será celebrado entre os dias 7 e 13 de maio em El Salvador, tendo como palco da ação a onda de El Sunzal.
A ISA reforça assim a aposta na realização de campeonatos do mundo neste país da América Central, o que "posiciona, mais uma vez, El Salvador como o epicentro do surfing no mundo", segundo palavras do presidente Nayib Bukele.
"A ISA está muito entusiasmada por continuar a solidificar a sua conexão com El Salvador", disse por sua vez Fernando Aguerre, presidente da instituição.
A verdade é que sensivelmente duas semanas depois deste certame, El Salvador também acolherá o Mundial ISA de Surf, onde estarão em jogo vagas para os Jogos Olímpicos de Paris'2024. Isto já para não falar da etapa pertencente ao calendário do circuito mundial de surf, o Surf City El Salvador Pro, cujo período de espera vai de 9 a 18 de junho. Portanto, esperam-se semanas de muita ação por aquelas bandas.
Voltando ao Mundial ISA de Longboard, o presidente Fernando Aguerre revelou que a prova irá servir de qualificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago do Chile, a realizar de 20 de outubro a 5 de novembro, bem como para os Jogos Mundiais de Praia, que vão ter lugar de 5 a 12 de agosto na cidade indonésia de Bali. Isto numa altura em que ISA volta a apostar forte no longboard, mantendo a esperança da inclusão do mesmo no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles'2028, onde já está garantido o surf.
Recorde-se que a última edição do Mundial ISA de Longboard foi disputada na cidade francesa de Biarritz, num evento que teve o recorde de presença de 103 atletas provenientes de 32 nações.
A França venceu em termos coletivos, enquanto Piccolo Clemente, antigo campeão mundial da World Surf League (WSL), e Alice Lemoigne asseguram o ouro nas provas masculina e feminina, respetivamente.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram