O CT disputado em Pipeline é a etapa mais emblemática de todo o circuito mundial de surf. Durante anos a fio, aquele foi o palco que encerrava a temporada e consagrava o novo campeão do mundo.
O então Pipe Masters disputava-se no período de espera que provavelmente é o mais recordado pelos fãs do surf. A famosa janela de 8 a 20 de dezembro. Assim foi até à mudança de calendarização operacionalizada pela administração Logan, que atualmente comanda os destinos da World Surf League (WSL).
A consagração nos tubos alucinantes de Pipe é uma vitória de prestígio, que vai acompanhar a carreira de qualquer competidor até ao fim dos seus dias.
Uns, tiveram a oportunidade de ali vencer por uma vez, outros, não muitos, conseguiram bisar. Depois, há Tom Carroll e Andy Irons que conseguiram três e quatro vitórias, respetivamente.
Acima destes antigos campeões mundiais, sentado numa mesa à parte, está quem? Kelly Slater, pois claro. Ele é o recordista de títulos mundiais (11), mas também o detentor do maior número de vitórias no CT de Pipe. Em 29 aparições nesse evento, KS já conseguiu vencer por oito ocasiões. São quase tantas vitórias na onda rainha do surf mundial como títulos. Mais de 30 anos separam o primeiro do último triunfo alcançado.
Vitória essa que foi obtida há um praticamente ano e às portas de Slater soprar as velas do 50º aniversário. A "melhor vitória" da carreira nas palavras do próprio e que constitui um dos maiores feitos da história do surf competição.
Só que isso já pertence ao passado e Kelly é agora confrontado com um novo desafio no Billabong Pro Pipeline, cujo período de espera começa no domingo. Na sua 30ª aparição no mítico campeonato, o veterano norte-americano tentará tornar-se no primeiro surfista a vencer por duas vezes consecutivas a prova desde 2006.
O último surfista a conseguir tal proeza foi alguém que mereceu uma sentida homenagem por parte de Kelly Slater na hora daquela histórica vitória. Falamos de Andy Irons nos anos de 2005 e 2006. Curiosamente, o triunfo do tricampeão mundial em 2006 foi diante do rival de sempre.
Para além de KS e AI, apenas Gerry Lopez, Rory Russell, Larry Blair e Tom Carroll conseguiram vencer de forma consecutiva nos tubos de Pipe. Slater só por uma vez conseguiu tal façanha (1994 e 1995) numa trajetória que culminou no único hat-trick da história deste campeonato.
Pela frente, Kelly Slater não vai ter um desafio nada fácil dada a qualidade dos rivais. No entanto, se há coisa que o agora cinquentão mostrou ao longo da gloriosa carreira é que não há impossíveis. Muito menos numa latitude onde já amealhou cinco notas máximas, 64 notas na casa da excelência e possui 71% de sucesso no total de todos os heats que já ali surfou. É preciso dizer mais alguma coisa?
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram