Homepage

  • Previsão de Praia de 11 a 15 de Julho
    11 julho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperaturas a descerem ligeiramente para Quinta e Sexta-feira, nebulosidade matinal ainda a marcar uma presença bastante forte. No entanto as condições para a praia não são más de todo! Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 11 a 15 de Julho de 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Sintese semanal: Nos próximos dias continuamos com bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, dissipando-se para a maior parte das áreas até ao final da manhã, no entanto os modelos indicam que em alguns locais poderá persistir ao longo do dia.

    Ainda para o interior Norte e Centro durante os períodos da tarde mantém-se as probabilidades de aguaceiros, acompanhados de trovoada até Sexta-feira.

    O vento continua do quadrante Norte, sendo mais intenso durante a tarde, num típico cenário de Nortada a induzir uma massa de ar fresca ao longo da Costa Oeste e assim, não permitindo o aumento de temperaturas para as praias mais expostas. Para Sexta-feira e Domingo o vento torna-se do quadrante Oeste e de SW para Sábado.

    Os índices de U.V. esperam-se são em geral elevados a muito elevados, chegando mesmo a extremos nas zonas do interior e Costa Sul, máximo de cuidados para os próximos dias. O litoral Oeste terá índices menos gravosos durante as primeiras horas da manhã, devido à nebulosidade presente.

    As temperaturas máximas descem ligeiramente do patamar dos 30°C para Quinta e Sexta-feira voltando a subir para o fim de semana, podendo mesmo atingir os 35°C de máxima no interior Sul. Para a Costa Oeste as temperaturas serão mais temperadas com a Nortada a trazer ar mais fresco do mar, desta forma as praias mais quentes ficam na linha de Cascais e Sesimbra, bem como Costa Sul, visto serem áreas abrigadas do vento mais fresco.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, no entanto para Quinta-feira devido ao intenso vento de Norte ao largo da Costa Oeste, esperam-se ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para os locais mais abrigados. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Condições de praia voltam a ser afetadas pela presença de bastante nebulosidade matinal e da Nortada ao longo da Costa Oeste, a trazer um vento mais intenso para as tardes nas zonas mais expostas a Oeste. Melhores opções para a Costa Sul e algumas zonas descritas na previsão diária abaixo.


    Carta de vento, referente a 12JUL2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.

    Quarta-feira: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, passando a pouco nublado para a maioria das regiões, mantendo ainda bastante nebulosidade nas praias entre o Cabo Carvoeiro e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondas de 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Condições de praia boas a razoáveis em geral apesar da nebulosidade ao longo da Costa Oeste, período da tarde com mais vento ao longo da Costa oeste a causar algum desconforto. Atenção que apesar da nebulosidade e/ou vento, os índices de UV mantém-se altos e deverá ter os devidos cuidados.


    Quinta-feira: Céu muito nublado a encoberto à exceção do interior centro, tornando-se pouco nublado em geral, mantendo ainda bastante nebulosidade para as praias entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW moderado, sendo mais intenso para a tarde.
    Ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra. Atenção aos agueiros!
    Condições de praia razoáveis, destacando-se melhores opções em praias abrigadas do vento de Norte, como as da linha de Cascais, Sesimbra e Costa Sul.

    Sexta-feira: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado na Costa Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde à exceção do litoral entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. Vento de Oeste fraco a moderado, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego e de NW a Sul do Cabo Espichel, passando a moderado para a tarde.
    Ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra. Atenção aos agueiros!
    Opções de praia boas para a Costa Sul, praias da linha de Cascais e Sesimbra, Costa Vicentina será também uma opção. Ao longo da Costa Oeste as condições são razoáveis a contar com alguma nebulosidade e vento.

    Sábado: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante o período matinal, tornando-se pouco nublado para a tarde. Vento de SW fraco, sendo de WSW a Sul do Cabo Espichel e a tornar-se moderado para a tarde.
    Ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul.
    Boas condições de praia em geral apesar de alguma nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste.

    Domingo: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante os períodos matinais, tornando-se pouco nublado temporariamente para a tarde, voltando-se a formar bastante nebulosidade no litoral Oeste com probabilidades de precipitação nas zonas Norte e Centro. Vento de SW fraco, sendo de WNW nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e a tornar-se de Oeste moderado, mantendo-se fraco a Norte do Cabo Mondego.
    Ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo residuais nas regiões mais a Sul.
    Condições de praia boas a razoáveis, com algum vento, nebulosidade matinal e temperaturas mais amenas ao longo da Costa Oeste. Pior escolha para o litoral Norte e Centro com a probabilidade de precipitação.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • previsão praias
  • vento
  • ondas
  • temperatura
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
agosto 20
Oeiras lança novo drone que socorre humanos
agosto 20
A surfista! (Um texto com um final comovente)
agosto 20
Litoral Centro recebe Surf Adaptado, Bodyboard e Surf!
agosto 20
Corpo de mulher encontrado na praia do Guincho
agosto 17
Está de volta a mítica prova de surf algarvia!
agosto 20
Formação Tow-In e Resgate na Nazaré
agosto 20
Sol da Caparica esgotado!