Homepage

  • Previsão de Praia de 11 a 15 de Julho
    11 julho 2018
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Temperaturas a descerem ligeiramente para Quinta e Sexta-feira, nebulosidade matinal ainda a marcar uma presença bastante forte. No entanto as condições para a praia não são más de todo! Sabe mais aqui!
  • Previsão de praias para Portugal Continental de 11 a 15 de Julho de 2018, válida a partir de Quarta-feira de manhã.

    Sintese semanal: Nos próximos dias continuamos com bastante nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste, dissipando-se para a maior parte das áreas até ao final da manhã, no entanto os modelos indicam que em alguns locais poderá persistir ao longo do dia.

    Ainda para o interior Norte e Centro durante os períodos da tarde mantém-se as probabilidades de aguaceiros, acompanhados de trovoada até Sexta-feira.

    O vento continua do quadrante Norte, sendo mais intenso durante a tarde, num típico cenário de Nortada a induzir uma massa de ar fresca ao longo da Costa Oeste e assim, não permitindo o aumento de temperaturas para as praias mais expostas. Para Sexta-feira e Domingo o vento torna-se do quadrante Oeste e de SW para Sábado.

    Os índices de U.V. esperam-se são em geral elevados a muito elevados, chegando mesmo a extremos nas zonas do interior e Costa Sul, máximo de cuidados para os próximos dias. O litoral Oeste terá índices menos gravosos durante as primeiras horas da manhã, devido à nebulosidade presente.

    As temperaturas máximas descem ligeiramente do patamar dos 30°C para Quinta e Sexta-feira voltando a subir para o fim de semana, podendo mesmo atingir os 35°C de máxima no interior Sul. Para a Costa Oeste as temperaturas serão mais temperadas com a Nortada a trazer ar mais fresco do mar, desta forma as praias mais quentes ficam na linha de Cascais e Sesimbra, bem como Costa Sul, visto serem áreas abrigadas do vento mais fresco.

    Condições do estado do mar com ondas em geral pequenas, no entanto para Quinta-feira devido ao intenso vento de Norte ao largo da Costa Oeste, esperam-se ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para os locais mais abrigados. A temperatura da água do mar varia entre os 17°C na zona Norte e 21°C para a Costa Sul.

    Condições de praia voltam a ser afetadas pela presença de bastante nebulosidade matinal e da Nortada ao longo da Costa Oeste, a trazer um vento mais intenso para as tardes nas zonas mais expostas a Oeste. Melhores opções para a Costa Sul e algumas zonas descritas na previsão diária abaixo.


    Carta de vento, referente a 12JUL2018 às 12:00 locais. Fonte: Windy.com / Modelo GFS.

    Quarta-feira: Céu muito nublado a encoberto ao longo da Costa Oeste e interior Sul, passando a pouco nublado para a maioria das regiões, mantendo ainda bastante nebulosidade nas praias entre o Cabo Carvoeiro e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW fraco para o período matinal, tornando-se moderado para a tarde.
    Ondas de 0.5 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de até 0.5 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra.
    Condições de praia boas a razoáveis em geral apesar da nebulosidade ao longo da Costa Oeste, período da tarde com mais vento ao longo da Costa oeste a causar algum desconforto. Atenção que apesar da nebulosidade e/ou vento, os índices de UV mantém-se altos e deverá ter os devidos cuidados.


    Quinta-feira: Céu muito nublado a encoberto à exceção do interior centro, tornando-se pouco nublado em geral, mantendo ainda bastante nebulosidade para as praias entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. O vento espera-se de NNW-NW moderado, sendo mais intenso para a tarde.
    Ondas entre 1.2 a 1.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.8 a 1.2 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra. Atenção aos agueiros!
    Condições de praia razoáveis, destacando-se melhores opções em praias abrigadas do vento de Norte, como as da linha de Cascais, Sesimbra e Costa Sul.

    Sexta-feira: Céu em geral muito nublado, sendo pouco nublado na Costa Sul, tornando-se pouco nublado para a tarde à exceção do litoral entre o Cabo Mondego e Cabo Raso, e a tornar-se gradualmente mais nublado para as regiões Norte e Centro com aguaceiros e trovoada associados. Vento de Oeste fraco a moderado, sendo de SW a Norte do Cabo Mondego e de NW a Sul do Cabo Espichel, passando a moderado para a tarde.
    Ondas entre 0.8 a 1.2 metros a Norte do Cabo Raso, sendo de 0.5 a 0.8 metros nas regiões mais a Sul e flat para a Costa Sul, Praias da linha de Cascais e Sesimbra. Atenção aos agueiros!
    Opções de praia boas para a Costa Sul, praias da linha de Cascais e Sesimbra, Costa Vicentina será também uma opção. Ao longo da Costa Oeste as condições são razoáveis a contar com alguma nebulosidade e vento.

    Sábado: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante o período matinal, tornando-se pouco nublado para a tarde. Vento de SW fraco, sendo de WSW a Sul do Cabo Espichel e a tornar-se moderado para a tarde.
    Ondas entre 0.5 a 1.0 metros a Norte do Cabo Raso, sendo inferiores a 0.5 metros nas regiões mais a Sul.
    Boas condições de praia em geral apesar de alguma nebulosidade matinal ao longo da Costa Oeste.

    Domingo: Céu muito nublado ao longo da Costa Oeste durante os períodos matinais, tornando-se pouco nublado temporariamente para a tarde, voltando-se a formar bastante nebulosidade no litoral Oeste com probabilidades de precipitação nas zonas Norte e Centro. Vento de SW fraco, sendo de WNW nas regiões a Sul do Cabo Carvoeiro e a tornar-se de Oeste moderado, mantendo-se fraco a Norte do Cabo Mondego.
    Ondas entre 0.5 a 0.8 metros a Norte do Cabo Raso, sendo residuais nas regiões mais a Sul.
    Condições de praia boas a razoáveis, com algum vento, nebulosidade matinal e temperaturas mais amenas ao longo da Costa Oeste. Pior escolha para o litoral Norte e Centro com a probabilidade de precipitação.

    Fiquem atentos à próxima previsão na Quinta-feira à noite, enquanto avaliamos a evolução das condições ao longo da extensa Costa de Portugal Continental. Até lá, boa praia!

    Por Bruno Lampreia.

    *Nota: As previsões tornam-se menos objetivas nos últimos dois dias desta previsão, como tal é necessário aferir as condições na próxima atualização. Esta previsão será atualizada na próxima Quinta-feira.

     

Tags
  • meteorologia
  • previsão praias
  • vento
  • ondas
  • temperatura
  • bruno lampreia
pub
similar News
similar
julho 18
PRIO e Hugo Vau levam o surf de Norte a Sul
julho 18
Beatas para o chão... NÃO!
julho 18
Qualifying para a Liga MEO Surf em Ílhavo
julho 18
Gigantes ao vivo n’O Sol da Caparica!
julho 18
Há 45 praias portuguesas para descobrir de forma interativa!
julho 18
Rip Curl Fantasy Surfer: Vencedor de Sintra já recebeu o prémio
julho 18
Previsão e alertas meteorológicos para 18 Julho