Homepage

  • Festa da juventude com boas ondas na Costa de Caparica!
    15 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Este evento inédito dedicado à nova geração organizado pela ASCC, contou com um total de 83 inscritos.
  • Realizou-se neste domingo o segundo e último dia de competição do ASCC Super Groms powered by Native Açaí.

    Este evento inédito dedicado à nova geração organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um total de 83 inscritos o que demonstra bem a enorme adesão dos surfistas que não quiseram perder a oportunidade de competir e mostrar o seu talento.

    Não só o número impressiona pela receptividade como pelos diferentes locais do país de onde se deslocaram desde o Norte, passando pelo Algarve indo até ao arquipélago da Madeira.

    As ondas estiveram excelentes com 1m mas com muitos sets a chegarem ao 1,5m tornando as condições desafiantes para alguns dos jovens surfistas que mostraram muita atitude e go-for-it.

    Em disputa estiveram as categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 Masculino e Feminino. Numa autêntica festa da nova geração houve surf para todos os gostos.

    Desde a simples alegria de apanhar e deslizar numa onda celebrando esse feito com pais e treinadores indo até manobras que impressionaram pela qualidade e que atingiram o patamar da excelência.

    Alguns dos momentos mais emocionantes e únicos aconteceram nas categorias de Sub-8 e Sub-10. Alguns destes surfistas competiram pela primeira vez numa prova de surf, acompanhados por pais e treinadores, tendo oportunidade de experienciar o que é uma bateria ou um campeonato de surf. Dando prioridade às vertentes didáctica e pedagógica, os critérios de avaliação foram adaptados para distinguir os melhores. Aqui, participar foi o mais importante e aprender com os mais experientes despertando, quem sabe, o “bichinho” da competição para mais tarde virem a ser surfistas profissionais.

    Houve prémios como “Best Stoked” (Santiago Graça e Concha Costa), “Melhor Manobra/Onda” (Nilton Freitas e Tiago Guerra) e “Maior Wipeout” (Francisco Santos e Diogo Horta).

    No cômputo geral das performances dos “groms” na final de Sub-8, Francisco Santos foi quem ganhou mais pontos, seguido de Vasco Neto, Max Huljev, Cesar Suzor, Vicky Brower e João Minghelli.

    Nos Sub-10, Tiago Guerra foi o vencedor com Jaime Veselko em 2º, Francisco Inácio em 3º, Duarte Carmona em 4º, Gustavo Viana em 5º e Francisco Santos em 6º.

    ​Nos Sub 12 entrou-se no patamar da competição mais levada a sério e com diferentes objectivos, assistindo-se a um bom nível de surf. Na final foi Manuel Cordeiro quem levou a melhor com um score de 10.00 pontos deixando Martim Brandão em 2º, Ricardo Teixeira em 3º e Lourenço Silva em 4º. De referir que o campeão da prova havia realizado nos quartos-de- final a melhor onda desta categoria com 7.50 pontos em 10 possíveis.

    Seguindo para os Sub-14, o estilo de surf “top to bottom” foi mais visível notando-se um assinalável “trabalho-de-casa” realizado pelos atletas com os respectivos treinadores.

    Nilton Freitas, que teve de perder o avião de regresso à Madeira para poder disputar a final, deu o seu tempo por muito bem empregue ao fechar com chave d’ouro uma performance surpreendente. Já nos quartos-de-final, a jovem promessa insular havia deixado muitos na praia de olhos bem abertos quando realizou a melhor onda do campeonato a roçar a perfeição: 9.5 pontos. Na última bateria do dia, Nilton realizou o score de 12.73 (6.83+5.90) e levou para casa a vitória. João Pinho (2º), Francisco Ordonhas (3º) e Santiago Graça (4º) merecem uma palavra de destaque pelo bom surf que apresentaram ao longo de todo o campeonato.

    Já nesta categoria mas no feminino, a local Beatriz Carvalho sagrou-se vencedora com Constância Simões em 2º lugar.

    “Este campeonato foi um enorme sucesso em que tivemos o privilégio de receber surfistas de Norte a Sul do país e até da ilha da Madeira”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Mostrámos que o nosso caminho é estar ao lado dos mais novos e trabalhar para a nova geração ter condições para aprender e evoluir. Foi gratificante termos visto aqui alguns ex-surfistas profissionais com os seus alunos num ambiente muito positivo e descontraído. Agradecemos aos nossos patrocinadores que nos possibilitaram apoiar estes jovens. Fiquem atentos aos próximos eventos”, finalizou.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • ascc
  • Surf
  • Costa de Caparica
  • almada
  • Associação de Surf Costa de Caparica
  • ASCC Super Groms powered by Native Açaí
pub
similar News
similar
maio 25
GRANDES DECISÕES NO DC SKATE CHALLENGE BY MOCHE
maio 25
Domingo vamos correr por um Algarve sem lixo
maio 25
Praia no fim-de-semana? Só à chuva!
maio 25
Vulcão segue em erupção e lava chegou ao mar!
maio 25
Ministro, o petróleo e a “hipocrisia técnica”
maio 24
Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 25 a 29MAI
maio 24
Mundiais ISA apostam na igualdade de género