Homepage

  • Festa da juventude com boas ondas na Costa de Caparica!
    15 maio 2018
    arrow
    arrow
  • Este evento inédito dedicado à nova geração organizado pela ASCC, contou com um total de 83 inscritos.
  • Realizou-se neste domingo o segundo e último dia de competição do ASCC Super Groms powered by Native Açaí.

    Este evento inédito dedicado à nova geração organizado pela ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica) contou com um total de 83 inscritos o que demonstra bem a enorme adesão dos surfistas que não quiseram perder a oportunidade de competir e mostrar o seu talento.

    Não só o número impressiona pela receptividade como pelos diferentes locais do país de onde se deslocaram desde o Norte, passando pelo Algarve indo até ao arquipélago da Madeira.

    As ondas estiveram excelentes com 1m mas com muitos sets a chegarem ao 1,5m tornando as condições desafiantes para alguns dos jovens surfistas que mostraram muita atitude e go-for-it.

    Em disputa estiveram as categorias de Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14 Masculino e Feminino. Numa autêntica festa da nova geração houve surf para todos os gostos.

    Desde a simples alegria de apanhar e deslizar numa onda celebrando esse feito com pais e treinadores indo até manobras que impressionaram pela qualidade e que atingiram o patamar da excelência.

    Alguns dos momentos mais emocionantes e únicos aconteceram nas categorias de Sub-8 e Sub-10. Alguns destes surfistas competiram pela primeira vez numa prova de surf, acompanhados por pais e treinadores, tendo oportunidade de experienciar o que é uma bateria ou um campeonato de surf. Dando prioridade às vertentes didáctica e pedagógica, os critérios de avaliação foram adaptados para distinguir os melhores. Aqui, participar foi o mais importante e aprender com os mais experientes despertando, quem sabe, o “bichinho” da competição para mais tarde virem a ser surfistas profissionais.

    Houve prémios como “Best Stoked” (Santiago Graça e Concha Costa), “Melhor Manobra/Onda” (Nilton Freitas e Tiago Guerra) e “Maior Wipeout” (Francisco Santos e Diogo Horta).

    No cômputo geral das performances dos “groms” na final de Sub-8, Francisco Santos foi quem ganhou mais pontos, seguido de Vasco Neto, Max Huljev, Cesar Suzor, Vicky Brower e João Minghelli.

    Nos Sub-10, Tiago Guerra foi o vencedor com Jaime Veselko em 2º, Francisco Inácio em 3º, Duarte Carmona em 4º, Gustavo Viana em 5º e Francisco Santos em 6º.

    ​Nos Sub 12 entrou-se no patamar da competição mais levada a sério e com diferentes objectivos, assistindo-se a um bom nível de surf. Na final foi Manuel Cordeiro quem levou a melhor com um score de 10.00 pontos deixando Martim Brandão em 2º, Ricardo Teixeira em 3º e Lourenço Silva em 4º. De referir que o campeão da prova havia realizado nos quartos-de- final a melhor onda desta categoria com 7.50 pontos em 10 possíveis.

    Seguindo para os Sub-14, o estilo de surf “top to bottom” foi mais visível notando-se um assinalável “trabalho-de-casa” realizado pelos atletas com os respectivos treinadores.

    Nilton Freitas, que teve de perder o avião de regresso à Madeira para poder disputar a final, deu o seu tempo por muito bem empregue ao fechar com chave d’ouro uma performance surpreendente. Já nos quartos-de-final, a jovem promessa insular havia deixado muitos na praia de olhos bem abertos quando realizou a melhor onda do campeonato a roçar a perfeição: 9.5 pontos. Na última bateria do dia, Nilton realizou o score de 12.73 (6.83+5.90) e levou para casa a vitória. João Pinho (2º), Francisco Ordonhas (3º) e Santiago Graça (4º) merecem uma palavra de destaque pelo bom surf que apresentaram ao longo de todo o campeonato.

    Já nesta categoria mas no feminino, a local Beatriz Carvalho sagrou-se vencedora com Constância Simões em 2º lugar.

    “Este campeonato foi um enorme sucesso em que tivemos o privilégio de receber surfistas de Norte a Sul do país e até da ilha da Madeira”, afirmou o presidente da ASCC, Miguel Gomes. “Mostrámos que o nosso caminho é estar ao lado dos mais novos e trabalhar para a nova geração ter condições para aprender e evoluir. Foi gratificante termos visto aqui alguns ex-surfistas profissionais com os seus alunos num ambiente muito positivo e descontraído. Agradecemos aos nossos patrocinadores que nos possibilitaram apoiar estes jovens. Fiquem atentos aos próximos eventos”, finalizou.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • ascc
  • Surf
  • Costa de Caparica
  • almada
  • Associação de Surf Costa de Caparica
  • ASCC Super Groms powered by Native Açaí
pub
similar News
similar
agosto 17
Está de volta a mítica prova de surf algarvia!
agosto 16
As nove coisas que mais irritam uma nadadora-salvadora
agosto 17
Calor excessivo está de regresso nos próximos dias!
agosto 17
Poltrona encontrada numa arriba portuguesa...
agosto 17
Temperaturas começam a aumentar
agosto 16
Estudo afirma que os próximos quatros anos serão 'anormalmente quentes'
agosto 16
Subida de maré inunda vários carros no Norte