Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 20 a 22 de Maio
    19 maio 2017
    arrow
    arrow
  • Vamos ver por onde vão andar as melhores ondas deste fim de semana?
  • Fim de semana mais calmo que o anterior, mas com óptimas oportunidades de surf de Norte a Sul do país. Vamos ver por onde vão andar as melhores ondas?

    NORTE

    Sábado: Ainda com a ondulação muito de NO e o vento a soprar de Norte ao longo do dia, prevemos oportunidades razoáveis de surf somente pela manhã, com o vento a soprar de NE a permitir side-offshore. Algumas ondas acima de 0,5m pelos picos e praias mais expostas da Região Norte.

    Domingo: Com brisa Leste pela manhã a rodar para Oeste e posteriormente para Norte ao longo da tarde, prevemos um bom dia de surf com offshore matinal e ondas durante o resto do dia pela Região Norte. Nova ondulação a entrar com 12 segundos de período e a formar ondas rondar 1m, nos sets maiores, com qualidade por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos mas com qualidade, com Mindelo e Leça da Palmeira acima de 1m nos sets maiores. Matosinhos a funcionar bem mais pequeno, até 0,5m. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m e maior a Norte da Baía

    Segunda: Com o mar a subir alguns cm's, mas com Nortada prevista durante todo o dia, destacamos somente algumas marrecas até 0,5m por Matosinhos e ondas a rondar 1m pelos beach breaks e pontões da Região.

    CENTRO

    Sábado: Dia com muito sol e surf até à hora de almoço em praticamente todos os spots indicados para amanhã, mas com menos qualidade devido ao vento NE matinal a rodar para Norte ao longo do dia. Destaque para as praias de Supertubos e Cabedelo (Figueira da Foz) com mais qualidade. Bom para Kite e Windsurf nos spots de sempre.

    Domingo: Melhor dia que se avizinha para surfar na Região Centro, com brisa fraca de ESE pela manhã, a formar side offshore e com nova ondulação a entrar, agora com 12 segundos de período e 1.4m de altura. Com o vento a rodar para Oeste durante a tarde, esperamos melhores condições pela manhã. Prevemos ondas até 0,5m pelas praias e picos do Meco, Fonte da Telha, maiores e melhores por toda a Costa de Caparica, desde as praias aos pontões, passando pela Cova do Vapor. Algumas oportunidades de surf marreco por Lisboa, na Linha, com Carcavelos até 0,5m. Maior a Norte do Cabo Raso, com Guincho clássico acima de 1m, maior por Sintra e Praia Grande e picos até à Ericeira a funcionar dentro das mesmas medidas. Surf ligeiramente mais pequeno, mas bem recomendável pelos fundos de pedra e beach breaks da região da Ericeira. Mais a Norte, picos até à Praia Azul, spots de Santa Cruz e a Norte de Santa Rita, tudo com boas ondas a rondar 1m com alguns sets maiores. Região de Peniche com boas oportunidades de offshore e ondas em praticamente todos os picos, acima de 1m desde os Belgas a Supetubos. Lagido com qualidade pela manhã. Foz do Arelho e São Pedro de Moel mais massudos a chegar acima de 1,5m e Canhão da Nazaré a formar ondas na Praia do Norte até 3m. Manhã clássica pela Figueira da Foz, Cabedelo e Buarcos com boas ondas a rondar 1m, Murtinheira e Quiaios ligeiramente maiores, Lavos, Vagos, Aveiro e Ovar com boas ondas até 1m, mais pequeno pela Barra.

    Segunda: Já com Nortada forte ao longo do dia, prevemos surf somente pelos picos com Offshore, como Linha de Cascais / Estoril com marrecas até 0,5m pelos spots do costume e Supertubos a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf, nos locais habituais.

    SUL

    Sábado: Com algum vento matinal de ENE e a cair para NO pela tarde, prevemos o melhor período para surfar pela manhã, por toda a Costa Alentejana e Vicentina. Ondas razoáveis até 1,5m pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno acima de 1m pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores e desordenadas. Surf consistente também pelo SW Alentejano com Zambujeira do Mar até 1,5m lá fora e mais pequeno acima de 0,5m pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a norte de Sines até à Comporta, tudo a rondar 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) significativamente bem mais pequenos. Mar a subir ao final da tarde pelo Sotavento algarvio e a formar ondas até 1m de altura.

    Domingo: Dia complicado para surfar, devido à ondulação revolta pelo Barlavento e Sotavento algarvios a formar ondas a rondar 1,5m (com sets maiores) devido ao Sueste e a estragar um pouco os planos de surf pela Costa Vicentina. Oportunidades recomendáveis somente a Norte da Zambujeira do Mar, com vento offshore pela manhã e ondas a rondar 1m por Almograve, Barcas, Malhão, Aivados, mais pequeno pela Oliveirinha e a rondar 0,5m por São Torpes perto do clássico. Praia do Norte em Sines com ondas acima de 1m, tamanho similar pelos beach breaks até à Comporta, todos com hipóteses de offshore. Boa oportunidade para ir fazer um Kite ou Windsurf.

    Bom fim de semana para todos!

    Segunda: Mar a subir ligeiramente e vento a soprar de Norte ao longo do dia, mais fraco pela manhã. Oportunidades de ondas razoáveis nos spots destacados para Sábado.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • Maio
  • Surf
  • Ondas
  • Ondulação
  • fim de semana
  • calor
  • sol
  • bodyboard
  • Algarve
  • alentejo
  • Peniche
  • ericeira
  • Guincho
  • Figueira da Foz
  • Supertubos
  • nazaré
pub
similar News
similar
maio 25
Caparica Surf Fest em grande destaque por Espanha
maio 25
Circuito de Lisboa chega ao fim na Praia das Bicas
maio 25
+351 de Portugal para o Mundo
maio 25
Miguel Blanco: 'Objetivo é ganhar uma etapa'
maio 25
Contagem decrescente para o GromSearch na Caparica
maio 25
Chuva prevista para esta quinta feira
maio 24
Tartaruga dá à Praia do Norte na Nazaré