Homepage

  • Beachcam Weekend Spot Report* 22 a 24 Abril
    21 abril 2017
    arrow
    arrow
  • Fim de semana à porta e as ondas a quererem entrar... Vamos ver onde as apanhar?
  • Semana fraquinha no que tocou a encontrar boas ondas, com excepção de um ou outro spot, tal como dissemos e claro... Pelo Algarve, até com ondas a mais! Neste fim de semana as opções começam a aumentar e nós já as apontamos todas. Vamos a isto?

    NORTE

    Sábado e Domingo: Dias bastante idênticos no que toca a spots para surfar, com o comportamento do vento a manter-se igual para os dois dias. Vento Leste pela manhã a rodar para Oeste e brisa de Norte da parte da tarde, prevemos ondas muito pequenas, mas divertidas para quem as souber aproveitar ou levar a prancha correcta, desde o longboard ao SUP. Esperam-se ondas marrecas acima de 0,2m por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Mindelo e Leça da Palmeira ligeiramente maiores, até 0,5m. Pequeno aumento do tamanho de ondas para Domingo, com muito sol previsto. Protejam-se bem!

    Segunda feira: Ondulação diminuta a dificultar e muito o surf pela região. Prevemos somente ondas marrecas até 0,5m pelas praias mais expostas como picos Viana, Ofir, Aguçadoura, Canide e Leça da Palmeira, sempre pela manhã e na melhor maré.

    CENTRO

    Sábado: Condições ariscas para surf pelo centro do país, com a nova ondulação a entrar somente pela tarde e acompanha de Nortada a não limitar as opções. Algumas ondas pela manhã até 0,5m por Sesimbra, Meco, Fonte da Telha e mais desordenadas pelas praias e pontões da Caparica. Carcavelos com marrecas para quem se estiver a iniciar, até 0,5m de altura. Destaque para Super e Baleal com ondas até 0,5m sob offshore, Praia do Norte na Nazaré até 1,5m, São Pedro de Moel até 1m e região da Figueira da Foz mais pequeno mas com offshore. Aveiro, Ovar e Esmoriz com boas marrecas para Longboard ou SUP.

    Domingo: Com pouco vento leste pela manhã a permitir offshore e a rodar para Nortada ao final da mesma, esperam-se ondas em praticamente todos os spots. Esperamos ondas marrecas até 0,5m pela pela Costa de Caparica, praias e pontões. Guincho ligeiramente maior com praias de Sintra ainda melhores e maiores, com Praia Grande a rondar 0,5m. Região da Ericeira também com meio metrão boa para matinais, com qualidade pelos fundos de pedra e areia. Condições semelhantes por Santa Cruz e picos até Peniche. Região de Peniche também com algumas ondas a rondar 0,5m pela manhã. Foz do Arelho maiorzita, com ondas até 1m, para cima. Surf maior ainda pela Praia do Norte, mas com algum vento e mesma história para São Pedro de Moel, mas mais pequeno. Figueira da Foz, Buarcos, Quiaios e toda a Costa até Ovar, passando por Aveiro, com boas ondas pela manhã a rondar 0,5m e pouco vento. Destaque para o Cabedelo.

    Segunda feira: Muita Nortada a estragar as contas dos surfistas mas a deixar um sorriso na cara dos amantes de vento. Ondas somente pelos spots sujeitos ao offshore, como Porto Batel e Supertubos até 0,5m, Molhe Leste mais pequeno e Cabedelo na Figueira da Foz a rondar meio metrão.

    SUL

    Sábado: Ainda com muito sueste a entrar pelo Barlavento e Sotavento algarvios, com muita lestada à mistura, vai ser um dia limitado no que toca a ir para dentro de água. Algumas ondas até 1,5m por Cabanas de Tavira e picos da região. Algumas ondas marrecas até 0,5m na melhor maré pelas praias mais expostas da Costa Vicentina como Amoreira, Odeceixe e Zambujeira do Mar. Mais a Norte, boas ondas a rondar 0,5m por São Torpes, bem como a Norte do Molhe devido à ondulação, com offshore matinal e pouco vento da parte da tarde. Algumas ondas marrecas e super funs na melhor maré pelas praias do Norte Alentejano até Tróia. Bom para Kite e Windsurf pelo Barlavento Algarvio.

    Domingo: Melhor dia para surfar pela Costa Sul do país, com o levante a cair para valores razoáveis, bem como o vento a soprar fraco a moderado de leste somente pela manhã e a ajudar a manter condições mínimas pelas praias. Ondas até 1m nos sets maiores por praticamente todas as praias do Algarve com destaque para os pontões. Com uma nova ondulação a entrar perto da hora de almoço, ondas também mais a Norte sobre vento fraco a moderado de Oeste pelo SW Alentejano e Costa Vicentina, com ondas marrecas até 0,5m por praticamente todas as praias da região.

    Segunda feira: Com algum vento Leste matinal, a o rodar para Oeste ainda no mesmo período, boas condições por toda a Costa Alentejana e Vicentina sob ondas a rondar 0,5m com sets maiores pelas praias de Sagres, Ponta Ruiva, Castelejo, Cordoama, mais pequeno pelo Amado, Carrapateira, Bordeira, Arrifana e Mte. Clérigo. Amoreira e Odeceixe com ondas um pouco maiores, com surf também pelo Alentejo com Zambujeira do Mar até 1m nos sets maiores. Mais pequeno pelos spots Vila Nova Milfontes, Barcas, Malhão, Aivados, spots Porto Covo, beach breaks a Norte de Sines até à Comporta, tudo marreco mas até 0,5m. Sines (Vierinha e São Torpes) a serem um bom palco para iniciantes com ondas também na ordem dos 0,5m.

    Bom fim de semana com boas ondas, bons ventos e melhores momentos.

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular 

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • weekend
  • fim de semana
  • Surf Report
  • report ondas
  • Previsão Ondulação
  • windguru
  • swell
  • vento
  • norte
  • sul
  • lisboa
  • porto
  • Algarve
  • alentejo
  • FNMOC
  • sup
pub
similar News
similar
setembro 22
Beachcam XL Spot Report* 23 a 25 Setembro
setembro 22
Outono arranca com sabor a verão
setembro 22
Queremos mais medidas em defesa do mar!
setembro 21
Joana Schenker lidera ranking mundial de Bodyboard
setembro 21
Quando o Erasmus se cruza com o Surf
setembro 21
Surfrider Foundation Porto pede proteção
setembro 21
Surf é tema de debate nas autarquicas em Peniche