Homepage

  • 2017 Figueira da Foz terá Surf Iluminado
    06 janeiro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • 2017, ano de iluminar o surf no Cabedelo (Figueira da Foz), projeto pioneiro na Europa
  • A iluminação permanente do mar junto à praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, é um projecto pioneiro a nível europeu que a autarquia local quer concretizar no âmbito dos investimentos previstos para se iniciarem em 2017, naquela zona a sul do rio Mondego e que merece o apoio, quer da comunidade surfista (que o promoveu), quer do presidente da entidade regional de Turismo do Centro.

    Candidato ao Orçamento Participativo (OP) de 2017, proposta que teve como primeiro subscritor o escritor e surfista Gonçalo Cadilhe, o projecto coordenado pelo arquitecto Miguel Figueira (datado de 2010 e elaborado no âmbito da reflexão do movimento SOS Cabedelo) obteve um resultado que ultrapassou todas as expectativas ao nível da adesão, apoio e incentivo das populações da margem sul do concelho da Figueira da Foz.

    Na sessão de divulgação dos vencedores do OP 2017, João Ataíde, autarca da Figueira da Foz, assumiu a concretização do projeto Iluminar o Surf no Cabedelo - que, mais do que local, tem um factor de atracção supramunicipal e nacional - no âmbito da requalificação daquela zona balnear.

    Agora, João Ataíde reafirma esse compromisso: “A Câmara Municipal da Figueira da Foz, através do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PEDUS), contratualizado no âmbito do Pacto Regional, está a elaborar um projecto de requalificação da praia do Cabedelo com o objectivo de valorizar o surf. É nosso objectivo que este local seja uma estância para a prática dos desportos de ondas”.

    “Por solicitação do SOS Cabedelo serão enquadrados neste projecto os equipamentos de iluminação necessários à prática do surf nocturno”, diz João Ataíde.

    Por seu turno, Pedro Machado, presidente da entidade regional de Turismo do Centro, argumenta que a qualificação das infraestruturas de apoio à prática do surf na praia do Cabedelo “significa reforçar a estratégia de aposta no turismo desportivo”.

    Para o responsável do Turismo do Centro, o projeto Iluminar o Surf no Cabedelo “aumenta a capacitação para organizar eventos diferenciadores durante mais tempo, porque a iluminação permite a ocupação fora do período normal”.

    O escritor e surfista Gonçalo Cadilhe congratula-se com a decisão camarária de incluir o investimento no PEDUS do Cabedelo: "Para o grupo de cidadãos e praticantes que abraçou esta ideia, foi uma enorme alegria e motivo de orgulho saber do compromisso da autarquia em avançar com a iluminação do Cabedelo para a prática do surf durante o período noturno”.

    “São poucas as praias do planeta onde tal já é possível, e a Figueira marcará pontos a nível de notoriedade com esta decisão”, assinala Gonçalo Cadilhe.

    O surfista realça que o litoral da Figueira da Foz “tem grande variedade de ondas, para todos os níveis de praticantes, com facilidade de acesso ao mar e com condições de ventos e fundos consistentes durante todo o ano”.

    “Assim, esta mais-valia torna o surf figueirense ainda mais apelativo, acessível e cosmopolita - que é, na nossa opinião, a direção fundamental da identidade que este desporto deve seguir na nossa comunidade", diz Gonçalo Cadilhe.

    Também João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, destaca o carácter “pioneiro” da iluminação daquela praia no contexto nacional, “visto ser um projecto permanente e que permitirá aos praticantes de desportos de ondas ter acesso a mais horas de prática e de usufruto das excelentes ondas do Cabedelo”.

    Foto (montagem) e press release : Iluminar o Surf at Cabedelo

    Legenda da foto (da esq. para a dir.): João Ataíde (presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz), Eurico Gonçalves (SOS Cabedelo) e Pedro Machado (Turismo do Centro)

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • surf
  • surf noturno
  • ilumina o surf
  • Praia do Cabedelo
  • figueira foz
pub
similar News
similar
maio 25
GRANDES DECISÕES NO DC SKATE CHALLENGE BY MOCHE
maio 25
Domingo vamos correr por um Algarve sem lixo
maio 25
Praia no fim-de-semana? Só à chuva!
maio 25
Vulcão segue em erupção e lava chegou ao mar!
maio 25
Ministro, o petróleo e a “hipocrisia técnica”
maio 24
Previsão de SURF MEOBEACHCAM de 25 a 29MAI
maio 24
Mundiais ISA apostam na igualdade de género