Já lá vão quase 100 anos desde que a Mercedes-Benz iniciou o fabrico de veículos para o chefe da Igreja Católica e para as suas viagens e aparições públicas.
Agora, pela primeira vez, o 'Papamóvel' da Mercedes-Benz é totalmente elétrico, marcando um antes e um depois nesta ligação.
O CEO da Mercedes-Benz, Ola Källenius, e os membros da equipa envolvidos entregaram na passada quarta-feira, pessoalmente ao Papa Francisco, um veículo baseado no novo Classe G elétrico.
A entrega foi seguida por uma audiência privada com o Sumo Pontífice.
Desta forma, o Papa viajará localmente sem emissões num novo Mercedes-Benz a tempo do Jubileu de 2025, evento que ocorre apenas a cada 25 anos e para o qual são esperados milhões de peregrinos em Roma.
Modelo único feito à mão, o veículo cumpre requisitos elevados e foi desenvolvido em estreita cooperação com o Vaticano especificamente para uso do Papa.
O seu sistema de propulsão elétrica, adaptado às velocidades particularmente baixas necessárias para aparições públicas, contribui para a realização da encíclica 'Laudato Si', onde o Papa Francisco descreve a necessidade de desenvolvimento sustentável.