A Mercedes-AMG está a iniciar a fase final do desenvolvimento do modelo desportivo PureSpeed que celebrou a sua apresentação mundial como concept car no Mónaco, em maio de 2024.
Os protótipos do modelo de série limitada estão atualmente a ser sujeitos a testes de condução.
O design radical, um modelo desportivo de dois lugares completamente aberto, sem tejadilho nem para-brisas, é uma homenagem às corridas e tem de comprovar o seu valor neste programa de testes ao longo de um total de mais de 3000 quilómetros.
Durante estas viagens, a equipa de desenvolvimento concentra-se num vasto leque de tarefas – necessárias para testar a elevada qualidade do modelo de dois lugares em condições de condução reais. Estas tarefas garantem a funcionalidade e a interação de todos os sistemas e componentes.
Da mesma forma, o espetacular conceito de carroçaria está a ser avaliado em situações muito variadas para garantir o cumprimento de padrões de qualidade exigentes.
Além disso, os especialistas estão a efetuar afinações em condições de condução extremamente dinâmica e a alta velocidade na pista de testes. O teste total do veículo em estradas públicas é realizado em cooperação com o parceiro de projeto Pininfarina, uma empresa especializada de renome em projetos específicos de pequeno volume.
Um dos destaques do modelo de dois lugares é o sistema Halo, que substitui o pilar A convencional. Este elemento foi adotado diretamente da disciplina máxima do desporto automóvel. Protege os ocupantes na eventualidade de um acidente.
Tal como na Fórmula 1, o sistema de segurança aerodinamicamente otimizado do Mercedes‑AMG PureSpeed é constituído por uma barra curva fixada à carroçaria do veículo.
Dois capacetes, igualmente otimizados em termos aerodinâmicos, proporcionam uma proteção adicional e foram concebidos e produzidos exclusivamente para o Mercedes‑AMG PureSpeed.
A pequena produção é limitada a 250 exemplares e está reservada a apenas alguns entusiastas e colecionadores