A Mercedes-Benz esteve presente na 7ª edição da Global Wave Conference, evento que realizou-se no início de outubro e que pela primeira vez teve lugar em Portugal, passando por Peniche, Nazaré e a Ericeira.
Porta-voz da marca Mercedes-Benz AG para as áreas da sustentabilidade e da consciencialização, Julia Raizner foi a oradora de serviço da insígnia alemã no segundo dia deste encontro internacional, participando na mesa-redonda que abordou a temática da 'Transição Energética'.
À margem da conferência, pela qual passaram mais de 400 pessoas, Julia esteve um pouco à conversa com o MEO Beachcam.
Beachcam (BC) - O quão importante é a realização deste tipo de conferências para a criação de uma consciência comum?
Julia Raizner (JR) - Esta é uma conferência muito importante porque temos de criar a responsabilidade e a consciência sobre o nosso ambiente. Temos o limite de 1,5ºC de aquecimento global, que na minha opinião é uma meta que tem de ser alcançada em conjunto. Não só pelas organizações empresariais, mas também por nós, enquanto seres humanos. Cada um de nós tem responsabilidades nesse âmbito. O mais importante nesta conferência é criar uma consciência coletiva.
BC - A nível pessoal, o oceano é uma inspiração para a Julia?
JR - Adoro o oceano, apesar de não ter crescido junto do mesmo na Alemanha. Estava a oito ou nove horas de distância. Mas sim, o oceano é muito importante. Em férias, quando era criança, foi muito especial ver o oceano pela primeira vez. Antes de me tornar porta-voz, gostava de ser bióloga marinha e estar relacionada com os golfinhos e as baleias. Só que as pessoas diziam-me que o oceano não era apenas isso e havia outros organismos, como vermes. Dessa forma, pensei que se calhar não seria tão boa ideia ser bióloga marinha.
BC - Qual o maior desafio que a Mercedes-Benz vai enfrentar no futuro próximo?
JR - O maior desafio nos próximos tempos passa por cumprir grandes objetivos que temos definidos, com os desígnios da iniciativa Ambition 2039, de modo a tornar neutra em CO2 toda a nossa cadeia de fornecimento. Estamos a fazer esse caminho em conjunto com os nossos parceiros. Temos de ver se todos aqueles que pertencem à cadeia de fornecimento concordam com o plano traçado. Garantir esse objetivo é um grande desafio.